A Freguesia da Balança

Sobre

Balança é uma freguesia do concelho de Terras de Bouro, no distrito de Braga, que dista da sede concelhia aproximadamente 6 quilómetros e tem por orago São João Baptista, celebrado anualmente nos finais de Junho.

O toponímico “Balança” tem vindo ao longo dos tempos a ser interpretado pelos versados em assuntos toponímicos, que chegaram à conclusão que “Balança” não é mais do que uma forma de etimologia popular do antigo, “Volanci”, transformado depois do século XIII, para “Volance”, que é certamente o genitivo de um nome pessoal, talvez, de origem latina.

O povoamento do território “Balança” remonta certamente a épocas muito longínquas, a julgar não só pela sua situação geográfica, mas também, pelo facto de passar no seu território a famosa via romana que os antiquários conhecem por “Estrada da Geira”, com documentação local importante, entre os quais se destacam os marcos miliários.

Assim, a freguesia é uma povoação antiga, que aparece já referênciada nas Inquirições de 1220 em “terra de Bouro” e na paróquia de “Santo Johanni de Velaci”, referindo o documento que não existia nela prédio algum da coroa; quanto a foros, era considerada fossadeira. No eclesiástico, a igreja não pertencia à coroa, visto que é mencionado que “rex non est patronus” e possuía searas e dois casais, havendo dois da igreja de Carrazedo, três do mosteiro de Várzea e nada menos que quase dez do mosteiro de Rendufe.

As Inquirições de 1258 citam nela uns oito ou nove casais foreiros à coroa e uma “quintã” foreira, com vários foros à coroa. Administrativamente, a freguesia de Balança foi sempre do termo de Bouro e, por isso, concelho de Terras de Bouro, à excepção do período que vai desde 14 de Agosto de 1895 a 13 de Janeiro de 1898, em que por extinção dele, foi anexada ao concelho de Amares, regressado posteriormente à precedência.

Na área da monumentalidade são de mencionar: Os marcos miliários do Barral e a Estrada Romana